B.I: como analisar os indicadores comerciais usando os dashboards do Checkmob

por

André Zacarias

|

10 min.

Todo gestor conhece a importância de acompanhar os indicadores comerciais de sua operação. No entanto, para ter eficiência nessa parte fundamental da gestão, é preciso que você seja capaz de visualizar todos os dados com facilidade, em uma só tela. É por isso que você tem de entender o que é dashboard e como utilizá-lo.

O que você vai aprender neste artigo:

  • Business Intelligence é fundamental para gerenciar um negócio de forma estratégica
  • O dashboard é uma ferramenta central de Business Intelligence, que permite que o gestor visualize seus indicadores com eficiência
  • Com o dashboard da Checkmob, o gestor tem todos os dados de forma organizada e personalizável
  • Um dashboard de qualidade pode potencializar os resultados, melhorar a gestão e oferecer inteligência, eficiência e otimização para sua operação externa

Gestores que não sabem o que é um dashboard e não acompanham as tendências da Business Intelligence acabam tendo mais dificuldades para superar seus próprios erros e melhorar os resultados de sua equipe externa.

Isso vale para todos os setores externos, como vendas, serviços, trade marketing, auditorias e inspeções. Uma gestão inteligente, com indicadores disponíveis, organizados e acessíveis, é o único caminho para o crescimento sustentável.

E tudo isso começa na Business Intelligence. Por isso, neste artigo vamos explicar esse conceito tão importante e, na sequência, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre o dashboard: o que é? Para que serve? Como usar? Quais seus principais benefícios?

Continue sua leitura e entenda tudo isso e muito mais:

O que é Business Intelligence e para que serve?

Entender o conceito de Business Intelligence é o primeiro passo para otimizar sua gestão. 

Também conhecido com o nome traduzido de “Inteligência de negócios” ou pela sigla BI, Business Intelligence é o conceito que descreve uma técnica de gestão empresarial baseada em dados.

Nesse sentido, ele se refere a todo o processo da gestão de dados, partindo da coleta das informações e passando pela organização, disponibilização, compartilhamento com a equipe, análise e monitoramento constante.

Mas não é só isso. O conceito de BI envolve também tecnologia para otimizar esse processo, com técnicas e ferramentas que permitem pegar os dados brutos e transformá-los em informações realmente úteis para sua operação.

Por exemplo, uma equipe externa possui várias informações importantes, como tempo em deslocamento, número de visitas, positivação de carteira de clientes, entre outros.

Vistos separados, esses números não ajudam muito o gestor a entender seus processos e otimizar seu trabalho.

Por outro lado, ao serem visualizados de forma integrada, com histórico das operações e comparação de dados relacionados, esses mesmos números abrem as portas para revolucionar sua empresa.

Os principais benefícios de usar BI em uma operação externa são:

Tudo isso é fundamental para ser um bom líder de equipes externas. Para alcançar esses resultados, um BI avançado envolve relatórios, mineração de dados, processamento de eventos complexos, benchmarking (estudo de concorrência), diferentes formas de análise, entre outras técnicas otimizadas.

No entanto, para mergulhar no BI e abrir o caminho para esse processo de otimização de operações externas, sua empresa precisa começar pela organização dos dados.

Isso pode ser feito de forma eficiente e inteligente por meio de um dashboard de BI. Entenda melhor o que é essa ferramenta:

O que é um dashboard de BI?

Como vimos, o “coração” da Business Intelligence são os dados de sua operação. São essas informações que alimentam as estratégias e técnicas de otimização para a empresa.

Mas de pouco adianta ter um amontoado de dados de forma desorganizada. Além de dificultar a gestão, um acompanhamento inadequado das informações pode até levar a decisões erradas e perdas na sua operação.

É aí que entra o dashboard!

De forma simples e direta, um dashboard é uma ferramenta que disponibiliza as informações de forma organizada, para que o gestor possa visualizar tudo da melhor maneira para tomar suas decisões.

Na prática, ele funciona como um painel com métricas, indicadores e outras informações relevantes da operação. 

No dashboard, esses dados aparecem como gráficos e tabelas, para potencializar ainda mais a compreensão e a possibilidade de criação de estratégias a partir deles.

Ele geralmente deve estar disponível para toda a equipe acompanhar seus resultados e verificar quais são as boas práticas e o que precisa ser alterado.

Esse acompanhamento é uma das principais estratégias de sucesso na gestão de equipes externas.

Leia mais: Gestão de equipes externas: 6 estratégias para superar os desafios e ter melhores resultados.

Mas para colher os melhores resultados é preciso levar em conta algumas questões.

Primeiro, avalie como os dados são alimentados na ferramenta. Se sua equipe precisar fazer todo o processo manualmente, você vai perder tempo e pode até ter desorganização nas informações.

Depois, avalie como o dashboard é organizado. As informações aparecem de forma eficiente? A visualização é fácil? Os dados mais importantes estão disponíveis?

Além disso, confira se o dashboard é personalizável. Afinal, cada empresa tem suas particularidades e um dashboard sem personalização vai acabar limitando suas possibilidades.

Por outro lado, se você puder personalizar as informações e a organização, todos os resultados mais importantes vão estar ao seu alcance da melhor maneira para sua gestão.

Para completar, esta dica é importantíssima: veja se o dashboard é focado na gestão de equipes externas

Qualquer dashboard pode ajudar sua gestão, mas quando você conta com uma ferramenta que realmente entende suas demandas e necessidades, a eficiência é muito maior. 

Por isso, conheça o dashboard do Checkmob!

Como funciona o dashboard de BI do Checkmob?

O software de gestão para equipes externas Checkmob conta com um módulo de BI específico. Ele oferece um sistema de Analytics totalmente vinculado às contas de nossos clientes, com um dashboard que é o resumo organizado das informações de controle e gestão das atividades da equipe externa.

Ou seja: ele é um sistema totalmente voltado para operações externas, com dados e insights disponíveis para otimizar seu trabalho.

Os indicadores são organizados e divididos nos três diferentes tipos de análise que uma operação externa deve fazer, com dados estratégicos, táticos e operacionais.

Nesse cenário, podemos observar quantidade e mapa de calor de visitas, cobertura de carteira, taxa de no-show, tempo de face to face, metas específicas por membro da equipe e muito mais

E tudo isso é personalizável. Você pode definir quais dados aparecem e de que forma, para ter os resultados mais adequados à sua operação. É possível até personalizar as cores e temas, para que fiquem mais adequados à identidade visual de sua empresa.

A ideia do dashboard do Checkmob é que logo depois da contratação de nosso programa de aceleração, nossa equipe vai se reunir com você para construirmos juntos essas análises e todas as métricas e indicadores que a empresa precisa.

Além disso, se houver alterações e outras coisas que você deseja acompanhar, a criação de novas análises é simples e intuitiva. Você pode conferir o passo a passo na tela do sistema com o vídeo da nossa equipe:

Vídeo: Veja como funciona o B.I no Checkmob - exemplo para Vendas Externas

E para melhorar ainda mais: as informações estão todas disponíveis no registro do sistema, tudo vinculado à sua equipe. O que significa que não há preenchimento manual de gráficos. Tudo é otimizado para poupar o seu tempo e entregar os melhores resultados. 

Aí é só puxar os gráficos e as informações para aparecerem em sua tela principal da forma que sua empresa preferir.

Leia mais: 10 coisas que não te contam na hora de contratar um software para gestão de equipes externas

Além disso, o dashboard trabalha com vários filtros que podem te dar uma visualização ainda mais específica de seus resultados. Pode ser por data, por carteira, por pessoa responsável, entre outros. Tudo também personalizável.

Você também pode criar um link de acesso e enviar para o gestor ou para a equipe. Assim as pessoas conseguem visualizar os resultados com simples cliques no navegador, sem precisar de logins ou senhas. 

A única diferença é que esse é um dashboard de consulta. As pessoas que o acessarem não podem editar as informações, o que ajuda a garantir a segurança de sua gestão.

Esse dashboard de consulta pode ficar disponível na empresa, em uma TV ou painel para que todos possam acompanhar.

O dashboard é mais um dos muitos benefícios que o Checkmob entrega para uma operação de equipes externas. Quer conhecer ainda mais sobre o sistema e garantir a eficiência e os bons resultados de sua empresa? Então solicite uma demonstração:

Escrito por

André Zacarias

Comece agora a transformar seus resultados.

É rápido, fácil e seguro.

Teste gratuitamente

Artigos relacionados