Capítulo

3

Mantenha sua equipe produtiva e extraia o máximo potencial

Você sabia que apenas 17,6% dos vendedores amam seu trabalho? É o que mostra a pesquisa Salespeople Perceptions and Top Performance Study. 47,1% dos entrevistados classificaram a função simplesmente como “boa”.

Profissionais que não estão entusiasmados com o trabalho vendem menos, têm menor produtividade e raramente alcançam as metas. Sem falar que podem prejudicar a imagem da empresa, atendendo mal seus clientes.

Mas não são apenas os profissionais desmotivados que prejudicam sua operação. Isso também acontece com vendedores despreparados. 

Veja os 8 passos para alcançar a alta performance com seus vendedores:

  1. Realizar treinamentos sobre o produto e serviço oferecido

O vendedor precisa dominar o que ele está oferecendo, para apresentá-lo com eficiência e ser capaz de tirar todas as dúvidas do cliente. 

Esse treinamento aumenta a capacidade do vendedor e também sua motivação, pois ele sente que está recebendo insumos da gestão para melhorar seu trabalho.

  1. Apresentar o mercado, os concorrentes e o perfil de clientes ideais

Um bom vendedor também precisa conhecer muito bem o mercado em que está inserido, para ter os melhores resultados e saber como se posicionar melhor nas vendas.

  1. Treinar técnicas de vendas

Esta parte é óbvia: o treinamento de técnicas e metodologias de vendas ajuda o profissional a se manter atualizado e a saber como abordar os clientes de forma mais efetiva.

  1. Avaliar salário, comissionamento e benefícios

A motivação de um vendedor depende muito do dinheiro e dos benefícios que ele recebe pelo seu trabalho. Por isso, avalie pagar de forma comissionada, oferecer bons benefícios e ter planos de carreira, para eles evoluírem dentro da empresa.

  1. Ter uma boa cultura empresarial

Dinheiro é um grande fator de motivação, mas a pesquisa da Sales Insight Labs indicou que a cultura empresarial e a eficiência da gerência são ainda mais importantes.

Por isso, é fundamental oferecer feedbacks constantes, de maneira respeitosa e positiva, para ajudar o profissional a crescer. 

Além disso, realize reuniões periódicas e rituais de engajamento, como warm ups na segunda-feira, para que todos estejam alinhados aos objetivos da semana.

Leia mais: Como ser um bom líder de vendas na gestão de equipes externas?

  1. Contar com uma comunicação clara

Ter uma comunicação aberta entre o gestor e os vendedores também é fundamental. Ao se sentirem ouvidos, os colaboradores estarão muito mais motivados para trabalhar. Sem falar que as ideias e sugestões da equipe podem ajudar a fazer a empresa evoluir.

  1. Otimizar o tempo com eficiência

A pesquisa também mostrou que os melhores vendedores são aqueles que passam mais horas por dia em atividades realmente relacionadas às vendas. 

Entre os profissionais que não têm alta performance, apenas 60,8% passam 4 horas ou mais nesse tipo de atividade.

Ou seja: se a gestão reduzir a perda de tempo e dar mais eficiência aos vendedores, fica muito mais fácil ter uma operação de vendas externas de alta performance.

E não é só isso. A pesquisa pediu para os vendedores marcarem sua satisfação pelo trabalho entre 1 e 5. Profissionais que passam 4 horas ou mais em atividades relacionadas às vendas marcaram, em média, 3,8. Os que passam 3 horas ou menos marcaram apenas 3,45.

Os vendedores que perdem menos tempo também estão mais satisfeitos com o trabalho.

  1. Oferecer ferramentas que facilitem o trabalho dos vendedores

Uma excelente forma de otimizar o tempo dos vendedores é contar com um sistema de gestão para vendas externas. Ele elimina o trabalho manual, que é demorado e maçante, e oferece mais eficiência na gestão — tanto para o vendedor quanto para o gestor.

O software Checkmob, por exemplo, aumenta em até 40% a produtividade de equipes de vendas externas nos primeiros 3 meses de uso. É um enorme salto na eficiência e também na satisfação da equipe.

Leia mais: Como motivar uma equipe de vendas? 12 dicas para o sucesso!

Próximo capítulo