8 benefícios para convencer seu time a usar o Checkmob

por

Checkmob

|

5 min.

Trabalhar com um sistema para controle de equipe externa é fundamental para uma empresa que quer ter um planejamento estratégico de sucesso. Um bom software pode reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar seus indicadores comerciais.

No entanto, para ter esses resultados incríveis, o time também tem que abraçar e aproveitar as funcionalidades do sistema de gestão. Então veja como, além de ser interessante para a empresa, essa tecnologia também vai beneficiar seu colaborador externo.

18 indicadores imprescindíveis para vendas externas

O que você vai aprender neste artigo:

  • Como convencer seus colaboradores a usarem um aplicativo de gestão de atividades externas
  • Quais são as vantagens do Checkmob para equipes de campo
  • Como melhorar a produtividade em campo com um sistema para controle e gestão de equipes externas

Para potencializar a produtividade do time e conquistar seus colaboradores, o Checkmob conta com funcionalidades feitas especialmente para facilitar o dia a dia da equipe de campo, reduzindo o trabalho manual e a perda de tempo.

Você ainda não conhece o Checkmob? Ele é um sistema para controle e gestão de equipes externas totalmente focado em levar a transformação digital para operações em campo de vendas externas, serviços, externos, trade marketing, auditorias e inspeções.

Para isso, ele potencializa o planejamento das visitas e atividades, o controle da execução e a análise de dados, além de automatizar a coleta de informações durante as visitas.

Ainda assim, é normal que os colaboradores tenham resistência a usar algo novo, seja na primeira vez que vão usar um aplicativo para controle de visitas ou execução de ordem de serviço, ou mesmo quando a empresa está trocando de sistema.

Por isso, o gestor é o responsável por mostrar para a equipe as vantagens e os benefícios de usar um aplicativo. 

Segundo o Service Max Report, mais de 50% do tempo das equipes é gasto com atividades que não agregam valor ao negócio. Para combater esses resultados, você precisa de um bom sistema.

Continue sua leitura e veja como convencer a equipe externa a usar o Checkmob a favor do seu negócio.

Confira também:

Convencer a equipe a usar o sistema é um passo importantíssimo para ter bons resultados. Mas se você quer ir mais longe, aproveitando ao máximo o potencial de seus colaboradores, confira nosso Guia definitivo para equipes de vendas externas de alta performance.

  1. Roteirização para a equipe externa ter mais agilidade no dia a dia

    2. Acesso e registros no aplicativo de gestão de equipes externas mesmo sem conexão com a internet

    3. Checklists personalizadas para otimizar o trabalho da equipe de campo

    4. Bons gatilhos para retomar a conversa com o cliente

    5. Criação de visita ou ordem de serviço diretamente no aplicativo

    6. Filtro de clientes para organização de visitas

    7. Profissionalismo e confiabilidade para o usuário

    8. Otimização de tempo do profissional externo e confiança nos dados da sua operação

1. Roteirização para a equipe externa ter mais agilidade no dia a dia

Um dos principais ladrões da produtividade de uma equipe externa é o deslocamento. Sem um planejamento claro, seus técnicos ou vendedores podem passar horas no trânsito.

Ninguém gosta de perder tempo desse jeito. Por isso, mostre para o seu time a funcionalidade de roteirização do Checkmob.

Com a definição de visitas por distância ou prioridade, sua equipe de campo pode ter um roteiro claro e de fácil acesso sem qualquer esforço! Tudo na tela do aplicativo de gestão de equipes externas. É muito mais facilidade para o dia a dia.

Leia também: Como controlar suas vendas externas e aumentar a produtividade da sua equipe.

2. Acesso e registros no aplicativo de gestão de equipes externas mesmo sem conexão com a internet 

Fazer o registro de cada visita é fundamental para o sucesso de uma operação externa. No entanto, as equipes de campo encontram dois obstáculos sérios para isso.

Quando a empresa não tem um sistema de gestão, seus colaboradores precisam dedicar tempo e esforços para fazer o registro de forma manual, o que pode ser cansativo, chato e até arriscado, porque é muito mais fácil errar.

Por outro lado, quando há um software, a equipe precisa se preocupar com o sinal da internet em todas as visitas, para poder registrar corretamente as informações.

O Checkmob acaba com esses dois problemas! Por meio do nosso aplicativo, sua equipe registra as informações com agilidade e facilidade em qualquer lugar, sem precisar de conexão com a internet.

 

3. Checklists personalizadas para otimizar o trabalho da equipe de campo

Sua equipe conhece a importância do checklist para visitas? Por meio dessa lista de ações, o processo fica muito mais eficiente, exigindo menos esforços de cada colaborador. Afinal, o checklist funciona como um guia para o sucesso das visitas.

Com o Checkmob é ainda melhor. O sistema permite que o gestor crie checklists personalizados de acordo com cada necessidade e é possível escolher o melhor na hora de abrir uma nova ordem de serviço.

 

Isso reduz muito a perda do tempo preenchendo checklists manuais e tabulando as informações de forma manual,

4. Bons gatilhos para retomar a conversa com o cliente

Para ter uma boa positivação de carteira, é preciso garantir que a sua equipe esteja preparada para retomar a conversa com o cliente, lembrando do que foi acertado desde a última conversa. Ter esse histórico na palma da mão, ajuda seu vendedor a manter uma relação mais duradoura com os clientes.

Sem um registro claro das visitas anteriores, é muito difícil ter bons gatilhos de assunto para a próxima conversa. Por isso, o Checkmob permite que a equipe veja o histórico das últimas visitas e as observações anotadas de forma rápida e prática.

5. Criação de visita ou ordem de serviço diretamente no aplicativo

No Checkmob, o gestor pode configurar o sistema para liberar a funcionalidade de criação de atividade para o profissional em campo. 

Por meio dessa opção, o próprio profissional em campo pode montar a organização de visitas programadas e até definir as que têm maior prioridade. Assim, o trabalho fica mais organizado, a positivação de carteira fica mais fácil e o profissional perde menos tempo se organizando todo dia.

6. Filtro de clientes para organização de visitas 

Outra função que se destaca para equipes externas é o filtro de clientes do Checkmob

Com ele, é possível dividir os clientes pela data da última visita, pelos que não foram visitados em um determinado período, pelo tamanho do investimento feito na empresa, pela sua criticidade e por muitos outros filtros personalizados que podem ser criados de acordo com a demanda da empresa.

Isso ajuda muito no planejamento e na organização da rotina da equipe de campo.

7. Profissionalismo e confiabilidade para o usuário

Um vendedor ou técnico que chega até o cliente com uma ordem de serviço no papel e que precisa registrar cada visita manualmente não passa uma impressão muito boa.

Por outro lado, quando ele usa uma ferramenta de ponta, que funciona com agilidade, sem atrasos e com efetividade, esse mesmo vendedor ou técnicos ganha um status diferente aos olhos do cliente.

Ele mostra muito mais profissionalismo, o que é essencial para conquistar confiabilidade. 

8. Otimização de tempo do profissional externo e confiança nos dados da sua operação

Passar informações das visitas para planilhas de Excel ou para qualquer outro sistema é uma séria perda de tempo para qualquer profissional. Principalmente quando ele precisa fazer tudo de forma manual. Sem falar que a transcrição de dados é uma tarefa entediante para a maioria dos profissionais.

Reduzir essa perda de tempo é ótimo para ter mais resultados — e isso pode ser feito por meio do Checkmob com agilidade e sem dificuldades.

Afinal, todos os dados coletados ficam imediatamente disponíveis para serem visualizados e até aprovados pelo gestor. 

As informações registradas no aplicativo atualizam o dashboard do gestor em tempo real, o que permite que ele acompanhe as principais métricas da operação, como quantidade de visitas, tempo de duração das visitas, tempo de deslocamento, clientes não visitados entre outras.

Dica extra: boas práticas para implementação do sistema Checkmob

Contar com o Checkmob em sua empresa significa abrir as portas para a transformação tecnológica. Para aproveitar isso, cuide do momento da implantação.

Agora que você conheceu os benefícios que a sua equipe vai ter usando um sistema e aplicativo para times externos, fica muito mais simples dar boas razões para eles embarcarem com a sua empresa nessa nova fase. 

Não deixe de destacar esses benefícios para seu time. Assim você ganhará muito mais confiança deles.

Escrito por

Checkmob

Comece agora a transformar seus resultados.

É rápido, fácil e seguro.

Teste gratuitamente

Artigos relacionados