Case de sucesso do Consórcio Servopa: Análise de resultados com base em dados

por

Daniele Nadal

|

5 min.

Quem é a empresa Consórcio Servopa

Com mais de 55 anos de experiência de mercado, o Consórcio Servopa é pioneiro no setor e se destaca até hoje por sua gestão sólida, inovadora e segura desde 1966.

Oferecem uma assessoria completa em todas as etapas que envolvem o plano de consórcio, desde a compra da cota até a sua contemplação. Mantendo uma média de grupos ativos que juntos totalizam mais de 58.000 consorciados e já contemplaram mais de 300 mil cartas de crédito.

Atuam nos segmentos de automóveis novos e seminovos, motocicletas, caminhões, máquinas agrícolas e imóveis.

Cenário e desafios da Servopa antes de contratar o Checkmob

O processo de planejamento, execução e análise de resultados das visitas realizadas em parceiros era feito de forma manual. Não havia uma ferramenta para centralizar informações e armazenar históricos das visitas.

Os supervisores externos tinham autonomia para planejar as visitas das suas carteiras e apresentavam os resultados para seus gestores em reuniões baseando-se em suas percepções subjetivas de como tinha sido a conversa com os parceiros.

O Supervisor Administrativo, Chrystofer Saucedo, viu que apenas as percepções dos vendedores não eram o suficiente e precisavam tomar decisões baseadas em dados concretos que fossem coletados de uma forma mais estruturada. 

Então, buscaram por uma ferramenta que trouxesse inovação para a gestão das equipes do Consórcio Servopa e que fosse fácil de usar, para trazer mais agilidade para a operação como um todo e também mais segurança na coleta de dados.

Como foi o processo de implantação do Checkmob

Durante a reunião de Onboarding, que é a primeira conversa do time Checkmob com o cliente, foi realizado o alinhamento de expectativas, e abaixo então os principais problemas que precisavam ser resolvidos com a ajuda do Checkmob:

  • Falta de controle das atividades da equipe externa
  • Falta de acompanhamento das visitas dos supervisores externos
  • Descentralização de cadastros de clientes/parceiros
  • Falta de informações do que foi tratado com o cliente durante a visita
  • Objetivos e metas comerciais não estavam claros

Os participantes do processo de implementação do Checkmob, foram o Supervisor Comercial e a Gabrielle Damarat - Assistente Administrativo. O engajamento deles com o processo e a participação ativa foi fundamental para que o cliente colhesse bons resultados e tivesse o sucesso que teve com o uso do Checkmob.

A implantação aconteceu em apenas 16 dias úteis, um tempo recorde graças ao empenho do time Servopa e também do time de implantação da Checkmob.

Resultados obtidos após a implementação

Em apenas 2 meses de uso do Checkmob já foram identificados os primeiros resultados:

  • Melhor organização das agendas de parceiros
  • Maior acompanhamento de registros e visitas
  • 85% de melhoria na gestão da operação

Já em menos de 10 meses de uso, vários outros resultados começaram a surgir, como:

  • 95% de melhoria no planejamento das visitas
  • 100% de melhoria no controle das atividades da equipe
  • 100% de melhoria nas análises de resultados
  • 100% de melhoria em produtividade num geral

“Com o Checkmob consigo ter todo o controle da equipe.” Gabrielle Damarat - Assistente Administrativo

Um ponto muito importante que deixou os gestores do Consórcio Servopa muito satisfeitos foi a visão macro que o módulo Mapa de Operações no Checkmob proporciona, confira o que foi comentado:

“Pela página do mapa de operações consigo juntar muitas informações importantes  para eu gerenciar a operação. Fica muito prático tudo em um único lugar, na mesma tela.”   Gabrielle Damarat - Assistente Administrativo

De fato o Checkmob trouxe muita transparência para a operação comercial externa do Consórcio Servopa. Possibilitando até mesmo usar o sistema para ter uma divisão entre clientes efetivos e novos cadastros de prospecção.

Assim a estratégia de cadastrar oportunidades de vendas fluiu de forma mais organizada para a equipe em campo e também para o gestor da equipe e plataforma.

Funcionalidades do Checkmob que a empresa viu mais valor

São muitas as funcionalidades que agregam valor para os nossos clientes, mas estas foram as escolhidas pelo Consórcio Servopa como indispensáveis para a operação:

Visitas Programadas: pois organizam a agenda dos supervisores que realizam as visitas nos parceiros e assim o planejamento fica visível.

Registros Avulsos: porque nem toda visita é agendada, principalmente quando se trata de prospecção, e é por meio dos registros que são coletadas todas as informações estratégicas do que foi conversado com o cliente ou prospect.

B.I Analytics: porque compila informações importantes para as tomadas de decisões de forma automatizada, trazendo agilidade e velocidade aos gestores.

 

Mapa de Operações: porque pelo mapa é possível ter uma visão macro de onde estão os clientes, quais são as regiões mais e menos exploradas pela equipe em campo, além de mostrar a localização dos supervisores/vendedores e o status de suas visitas.

“Os relatórios extraídos do Checkmob conseguem me trazer todas as informações que preciso passar para meus gerentes.” Gabrielle Damarat - Assistente Administrativo

Nosso relacionamento com o cliente

A nossa parceria com o Consórcio Servopa começou em Maio de 2022 e como gostamos de caprichar no pós vendas e acompanhamento do uso do software, na sede da Servopa que fica em Curitiba rendeu até reunião presencial com nosso time que também mora na cidade.

Temos um excelente relacionamento e somos muito próximos principalmente da Gabi, que é quem gerencia a ferramenta no dia a dia e está sempre em contato com nosso suporte, compartilhando seus desafios com a operação.

Escrito por

Daniele Nadal

Comece agora a transformar seus resultados.

É rápido, fácil e seguro.

Teste gratuitamente

Artigos relacionados