Como gerenciar minha visita em cliente usando aplicativo?

por

Norton Luiz Ritzmann

|

6 min.

Gerenciar visitas comerciais não é um trabalho fácil, são muitas informações e detalhes envolvidos que confiar na memória, anotações em papel ou mesmo em sistemas complexos se torna um grande risco.

A boa notícia é que existe solução. Usar um bom aplicativo de visitas a clientes pode ser a diferença entre um resultado bom e um resultado excepcional. Saiba o passo-a-passo para implementar esta tecnologia no seu time.


O que você vai aprender neste artigo:

1- Expectativas claras

2- Pesquisa de soluções

3- Escolha do líder do projeto

4- Cadastro de clientes

5- Comunicação

6- Treinamento

7- Escolha de parceiros

Conclusão

Minhas visitas em um mapa gerado por IA
Minhas visitas em um mapa gerado por IA

1- Tenha expectativas claras sobre o que você quer de um aplicativo de visitas

Dedique um tempo para refletir estrategicamente e liste os principais motivos e expectativas que você tem no que se refere ao gerenciamento de visitas via aplicativo. Este exercício te ajudará a organizar seu pensamento e avaliar se você realmente precisa de um software ou se existem outras maneiras de alcançar suas expectativas, como por exemplo, revisando algum processo interno.

Ter expectativas claras e descritas também facilitará a conversa e o alinhamento com eventuais provedores de software de gestão e controle de visitas. Desta forma você evitará perder tempo com soluções que não se adequam ao que você procura.

Saiba mais: Diferença entre CRM e aplicativo de controle de visitas


2- Pesquise por soluções e aplicativos de gestão de visitas comerciais

Parece obvio, mas conversar com empresas que ofertam este tipo de serviço pode abrir a sua mente para novas possibilidades que você não teria imaginado sozinho. Em boas empresas, os vendedores dominam o assunto e poderão te ajudar a pensar em todos os aspectos do seu projeto.

Converse com várias empresas, pois, além de comparar as soluções, você aprofundará seu aprendizado a partir de perspectivas diferentes, além de poder avaliar demais atributos do potencial parceiro, como suporte em caso de problemas, facilidade de login no app, por exemplo.

Saiba mais: Sistema de controle de visitas Checkmob



3- Escolha um líder competente para implantar o projeto

Projetos de implantação de aplicativo de gestão de visitas exigem conhecimentos e habilidades específicas, como pensamento analítico, conhecimento sobre processos e indicadores, habilidade com planilhas, base de dados, configuração de app, além de boa capacidade de comunicação entre todos os envolvidos.

Este é um fator crítico de sucesso! Escolha a pessoa certa e aumente drasticamente suas chances de ser bem sucedido, evitando muita dor de cabeça no processo.



4- Capriche no cadastro de clientes do app

Para que as suas visitas sejam registradas no aplicativo de visita, o cadastro de clientes, rota e agenda de visitas deverão ser muito bem feitos para que estejam disponíveis assim que vendedor fizer o login no aplicativo.

Nem sempre esta é uma atividade fácil, pois quanto mais complexa a operação comercial, mais conhecimento técnico e trabalho de organização de dados terão que ser realizados.

Nesta etapa considere envolver o pessoal de tecnologia/sistemas de sua empresa, pois eles poderão te ajudar a organizar toda esta complexidade e avaliar formas de encurtar este caminho.



5- Comunique-se bem com seus vendedores externos

Quanto mais aberta for a comunicação, melhor. Em projetos desta natureza, o grande receio dos vendedores é de serem muito “controlados”, o que não deixa de ser uma consequência deste tipo de trabalho.

Então capriche na comunicação, pois projetos promissores às vezes falham por não conseguirem conquistar o apoio da equipe comercial.

Para ter sucesso, é fundamental levar a equipe a compreender todos os benefícios em termos de dados e informações estratégicas que os ajudarão a vender ainda mais. Destaque também que com transparência ficará muito mais fácil reconhecer os melhores profissionais da empresa.



6- Muito treinamento desde o login até o registro da visita

Um aplicativo de visitas, por melhor que seja, não dispensará um bom programa de treinamento. Em especial, com relação às regras de negócio da própria empresa, ou seja, como fazer no caso A, B ou C. Quanto mais treinamento e acompanhamento houver, mais rápido o aplicativo se tornará um hábito para sua equipe.

No início, aspectos simples podem gerar dúvidas, como por exemplo:

"como fazer o login no aplicativo?",

"como registrar minha visita pelo app",

"como cadastrar um cliente novo?"

"como usar o app para prospecção?".

Fique tranquilo que isso é normal, pois as dúvidas sempre aparecem na hora da prática. Por isso é importante ter um bom canal de comunicação e materiais para consulta.



7- Escolha um parceiro para o longo prazo

Pessoas e tecnologia não são perfeitas. Por isso, durante a jornada você poderá ouvir frases como: “Cade minha visita que estava aqui?”, “Minha visita sumiu”. Neste momento é importante que seu parceiro de software seja confiável e sempre presente para ajudar a resolver os problemas, quando for o caso.

Por isso, aproveite as oportunidades de interação com o fornecedor, ainda no processo de escolha, e avalie se ele realmente estará orientado ao seu sucesso depois que a venda for realizada.

Vídeo especial: Como a PHILIPS melhorou suas visitas comerciais (YouTube)


Ainda deseja ter um app de controle de visitas? :)

Se sim, te convido a conhecer a Checkmob. Há mais de 10 anos ajudamos nossos clientes como você a evoluirem seus times comerciais, implementando processos que entreguem mais produtividade, menos despesas e principalmente, mais faturamento.

A partir de agora, sempre que pensar "onde registro minha visita?", você já saberá a resposta: no Checkmob! \o/

Abraço,

Escrito por

Norton Luiz Ritzmann

Comece agora a transformar seus resultados.

É rápido, fácil e seguro.

Teste gratuitamente

Artigos relacionados